Ao dirigir-se ontem à tarde aos universitários dos ateneus romanos, o Papa Bento XVI assinalou que a Carta aos Romanos escrita por São Pablo "é sem dúvida um dos textos mais importantes da cultura de todos os tempos. É e segue sendo principalmente uma mensagem viva para a Igreja viva".

Assim o indicou o Pontífice na Basílica de São Pedro, depois da tradicional Missa presidida pelo Vigário de Roma, Cardeal Agostino Vallini, para os universitários dos ateneus romanos em preparação para o Natal. o Papa lhes lembrou que "o bimilenar do nascimento do Apóstolo dos gentis está ajudando a toda a Igreja a voltar a descobrir a própria e fundamental vocação missionária, e ao mesmo tempo, a fazer plenamente uso do inesgotável tesouro teológico e espiritual das cartas paulinas".

"Estou convencido de que também para vós, tanto do ponto de vista pessoal como comunitário e apostólico na universidade, o estudo sobre a figura e a mensagem de São Pablo é uma oportunidade muito enriquecedora. Por este motivo, entregarei-lhes dentro de pouco a Carta aos Romanos", acrescentou.

Bento XVI também expressou seu desejo de que este texto bíblico "seja alimento substancioso para sua fé, lhes levando a acreditar mais e melhor, e também a refletir sobre vós mesmos para chegar a uma fé 'maturada', e ao mesmo tempo para viver esta fé, pondo-a em prática segundo a verdade do mandamento de Cristo".

"Só deste modo –concluiu o Papa– a fé que uma pessoa professa se converte em 'acreditável' também para outros, que são conquistados pelo testemunho eloqüente dos fatos".