Ao receber esta manhã em audiência na Sala Clementina do Vaticano aos participantes da Assembléia Plenária do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o Papa Bento XVI destacou que "é indubitável que o dialogo teológico constitui um ingrediente essencial para restabelecer a plena comunhão a que aspiramos todos e, por isso, se deve apoiá-lo e alentá-lo".

Em seu discurso aos membros deste dicastéio presidido pelo Cardeal Walter Kasper, que trataram o tema "Acolhida e futuro do diálogo ecumênico", o Papa indicou que "este diálogo se desenvolve cada vez mais no contexto das relações eclesiásticas que se ampliam, e implicam não somente aos pastores, mas também a todo o Povo de Deus".

Do mesmo modo, explicou, o tema desta Assembléia Plenária "apresenta duas dimensões essenciais: por uma parte o discernimento do itinerário percorrido até agora e, por outra, a individuação de novos caminhos para prossegui-lo, procurando como superar juntos as diferenças que desgraçadamente persistem nas relações entre os discípulos de Cristo".

Seguidamente Bento XVI lembrou os progressos em "as relações com as Igrejas ortodoxas e com as antigas Igrejas ortodoxas do Oriente, seja pelo que se refere ao dialogo teológico que pela consolidação e o crescimento da fraternidade eclesiástica".

De igual modo se referiu ao último documento da Comissão Mista Internacional para o Dialogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas ortodoxas, titulado "Comunhão eclesiástica, caráter conciliar e autoridade", indicando que este "abre com segurança uma perspectiva positiva de reflexão sobre a relação entre o primado e a sinodalidade na Igreja, um argumento de crucial importância nas relações com os irmãos ortodoxos".

Por ultimo, Bento XVI lembrou que a plenária tinha dedicado uma atenção especial ao denominado "Harbes Project" (Consenso/convergência ecumênica sobre alguns aspectos fundamentais da fé cristã identificados nas relações dos quatro primeiros diálogos bilaterais internações nos que participou a Igreja Católica do Concílio Vaticano II).

Os resultados do diálogo com "a Federação Luterana Mundial, o Conselho Metodista Mundial, a Comunhão Anglicana e a Aliança Reformada Mundial se encontram em uma fase intermédia do caminho e é útil e oportuno analisar objetivamente os resultados obtidos", concluiu.