Depois da notícia da morte do líder palestino Yasser Arafat em um hospital de Paris, o diretor da Sala  de Imprensa do vaticano, Joaquim Navarro-Valls, manifestou a dor da Santa Sé e o desejo de que Deus conceda a paz à Terra Santa,  “com dois estados independentes e soberanos, plenamente reconciliados entre si”.

"A Santa Sé se une à dor do povo palestino pelo falecimento do presidente Yasser Arafat. Foi um líder de grande carisma, que amou  seu povo e tentou guiá-lo para a independência nacional”, manifestou Navarro-Valls em um comunicado.

“Que Deus acolha em sua misericórdia a alma do ilustre defunto e conceda a paz à Terra Santa, com dois estados independentes e soberanos, plenamente reconciliados entre si!", concluiu.

Santa Sé e autoridades palestinas

João Paulo II e Yasser Arafat se encontraram em 12 ocasiões durante os 26 anos de pontificado do Santo Padre. Arafat foi recebido 11 vezes no Vaticano: a primeira em 15 de setembro de 1982 e a última em 30 de outubro de 2001. O líder palestino e o Santo Padre se encontraram também em Belém durante a peregrinação do Papa à Terra Santa em março de 2000.

Por sua vez, Arafat se entrevistou com o Cardeal Angelo Sodano, secretário de estado em 1996, com o Arcebispo e agora Cardeal Jean-Louis Tauran, secretário para as Relações com os Estados na Tunísia (1994) e em Gaza (1995) e com o Cardeal Pio Laghi, quando visitou Terra Santa em 2001.

Em 25 de outubro de 1994 a Santa Sé anunciou que a Organização para a Liberação da Palestina (OLP) e a Santa Sé intercambiariam representantes para "abrir canais e continuar o desenvolvimento de relações mútuas, compreensão e cooperação. decidiu-se dar aos frutíferos contatos que já existiam há tempos, um caráter permanente e oficial”. A OLP, por sua vez, “abrirá uma sala de representação na Santa Sé, com seu diretor próprio. O núncio apostólico na Tunísia será o responsável pelos contatos com os dirigentes da Organização para a Liberação da Palestina".

Em 15 de fevereiro de 2000, João Paulo II recebeu  Arafat e uma delegação para a assinatura de um acordo de base entre a Santa Sé e a OLP, na qualidade de representante da Autoridade Nacional a Palestina. Naquela ocasião Arafat convidou  João Paulo II a Belém. O acordo assinado nesse dia se centrava em diversas questões jurídicas relativas à presença e atividade da Igreja Católica no território dependente da Autoridade a Palestina.