O prestigioso Departamento de Pesquisas Química e Veterinária de Stuttgart (Alemanha)  publicou um informe no qual indica que a maioria dos 32 tipos de  preservativos de 18 marcas habitualmente vendidas no país contêm elementos cancerígenos. E ainda mais, segundo a pesquisa, salvo uma marca, todas as demais “apresentam dúvidas” sobre sua segurança.

A pesquisa de produtos de maior venda em máquinas expendedoras, grandes lojas e farmácias, indica que alguns dos preservativos pesquisados contém  quantidades muito consideráveis” de nitrossaminas, um componente que pode provocar o desenvolvimento de processos cancerígenos.

Werner Altkofer, diretor do laboratório, explicou que apenas três dos preservativos de maior uso apareciam livres de nitrossaminas, todos procedentes de um mesmo fabricante. Os resultados da  análise, por enquanto, não significarão a retirada desses produtos do  mercado, pois não existe uma regulamentação legal que defina as quantidades máximas de nitrossamina que pode conter um produto. As nitrossaminas dão elasticidade aos preservativos.

O departamento, entretanto, remeteu os testes às autoridades de Baden-Württemberg a fim de que pressionem o Governo federal para que regulamente o assunto.