Milhares de pessoas se reuniram este meio-dia na Praça de São Pedro para rezar o Ângelus dominical com o Papa Bento XVI, quem em suas palavras introdutórias à oração pediu invocar a Maria para que Jesus seja acolhido com amor em todas as casas do mundo; e lembrou que a proximidade de Deus aos seres humanos não é questão de espaço e tempo senão uma questão de amor.

“A proximidade de Deus não é uma questão de espaço e de tempo, mas sim uma questão de amor: É o amor que se aproxima! O próximo Natal nos lembra esta verdade fundamental de nossa fé, e frente ao presépio poderemos saborear a alegria cristã, contemplando em Jesus recém-nascido o rosto de Deus que por amor se fez um de nós”, disse o Pontífice explicando a razão pela qual o terceiro domingo de advento é chamado “Domingo gaudete”.

Respondendo à pergunta sobre “o sentido em que se deve entender a proximidade de Deus”, o Papa lembrou as palavras do Apóstolo São Paulo, quem em sua Carta aos Filipenses “pensa evidentemente no retorno de Cristo e convida a alegrar-se porque este retorno é seguro”; e citando também a Carta aos Tesalonicenses, enfatizou que “ninguém pode conhecer o momento da vinda do Senhor e devemos então ficar atentos pois o retorno de Cristo será iminente”.

Seguidamente o Pontífice benzeu as estátuas do Menino Jesus, e dirigindo-se às crianças romanas os convidou a rezar junto a ele:

“Deus, Nosso Pai, amaste tanto aos homens que enviaste o teu único Filho Jesus, nascido da Virgem Maria, para nos salvar e nos conduzir novamente a Ti. Te pedimos que com tua bênção estas imagens de Jesus, que está por vir entre nós, sejam, em nossas casas, sinal de sua presença e de seu amor".

"Pai bom, doa tua bênção também a nós, a nossos pais, a nossas famílias e a nossos amigos. Abre nosso coração, para que saibamos receber Jesus na alegria, para fazer sempre aquilo que Ele nos pede e vê-lo em todos aqueles que necessitam nosso amor. Te pedimos isso em nome de Jesus, seu Filho amado, que vem para dar ao mundo a paz. Ele vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém".

Terminada a oração, o Papa convidou a todos a rezar o Ângelus, “invocando a intercessão da Maria para que Jesus seja acolhido com amor em todas as casas de Roma e do mundo”.