Nos santuários marianos de Maipu e Luján, no Chile e Argentina respectivamente, oficiará-se em paralelo o próximo 22 de dezembro duas Eucaristias com ocasião da celebração dos 30 anos da mediação pontifica que lhes alcançou a paz no conflito pelo Canal de Beagle.

A Conferência Episcopal do Chile (CECh) convidou aos fiéis à Missa no Santuário Nacional de Maipu que se realizará às 19h. e que "será presidida por Dom Alejandro Goic, Bispo de Rancágua e Presidente da Conferência Episcopal; e concelebrada por um representante do Episcopado argentino; o Núncio Apostólico de Sua Santidade no Chile", entre outros.

De igual maneira, o escritório de imprensa da CECh assinalou que "à mesma hora, no Santuário de Nossa Senhora de Luján, os bispos do irmão povo (da Argentina) celebrarão a Eucaristia para agradecer a paz, com a presença de um bispo chileno".

Por isso, a CECh "e a Igreja de Santiago convidam às comunidades paroquiais e educativas, aos movimentos e instituições de Igreja, e a todas as famílias, a unir-se a esta celebração de ação de graças que realizaremos em comum com nossos irmãos transandinos".