O Papa João Paulo II presidiu esta manhã na basílica de São Pedro a Missa em sufrágio pelos Cardeais e Bispos falecidos no último ano. Depois de evocar seu serviço generoso ao Povo de Deus, o Santo Padre deu graças ao Senhor “por todos os benefícios concedidos à Igreja" mediante o ministério sacerdotal destes pastores defuntos”.

Durante a Missa, celebrada pelo Cardeal Joseph Ratzinger, decano do colégio cardinalício, junto com outros Cardeais, o Santo Padre recordou "com afeto, de modo especial, aos cardeais Paulos Tzadua, Opilio Rossi, Franz König, Hyacinthe Thiandoum, Marcelo González Martín, Juan Francisco Fresno Larraín, James Aloysius Hickey e Gustaaf Ojos”. Do mesmo modo, convidou a pedir “por eles e pelos arcebispos e bispos defuntos, que confiamos com confiança filial à misericórdia divina".

"Pensando neles -continuou-, evocando seu serviço generoso à Igreja, parece que sentimos repetir com o Apóstolo: 'A esperança que não defrauda'".

Em sua homilia, o Pontífice afirmou que "na Páscoa se cumprirá o mistério da morte e ressurreição de Cristo. É um mistério que se atualiza constantemente na Eucaristia, banquete místico, onde o Messias se entrega como alimento aos convidados, para uni-los a Ele em um vínculo de amor e de vida mais forte que a morte. Cada vez que celebramos a Eucaristia fazemos parte do Banquete do Senhor que antecipa o banquete da glória celestial".

João Paulo II concluiu destacando que "Deus é fiel e nossa esperança no não é vã. Demos graças ao Senhor por todos os benefícios concedidos à Igreja mediante o ministério sacerdotal destes pastores defuntos. Invoquemos a materna intercessão da María Santíssima para que participem do banquete eterno, aquele mesmo banquete que hão saboreado com fé e com amor durante a peregrinação terrena".