O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, exortou aos leigos a envolver-se mais na tarefa evangelizadora seguindo o exemplo de São Juan Diego, quem “foi eleito para uma missão muito importante: a de levar a mensagem de Santa Maria de Guadalupe, que deu coesão aos mexicanos”.
Durante a Missa celebrada na Antiga Paróquia de Índios da Vila de Guadalupe, o Arcebispo assinalou que “nunca antes como agora o leigo é valorado pela Igreja Católica em seu papel de discípulo e missionário”.
“Este é o tempo dos leigos. De fato, a Igreja roga a todos quão leigos respondam com ânimo generoso e prontidão de coração ao chamado de Cristo, que nesta hora os convida com maior insistência”, afirmou ante as centenas de fiéis.
O Cardeal destacou a figura de SãoJuan Diego, o primeiro santo indígena da América, de quem disse é um “modelo de leigo” que devem imitar os mexicanos de hoje.
“Foi providencial que São Juan Diego tenha sido canonizado em nosso tempo, pois é um modelo leigo de santidade que nossa Igreja e nosso mundo tanto necessitam hoje”, expressou.