O Papa João Paulo II nomeou nesta quinta-feira Bispo de Barbastro-Monzón a Dom Alfonso Milián Sorribas, atualmente Bispo Auxiliar da arquidiocese de Zaragoza.

A diocese de Barbastro-Monzón estava vaga pelo translado de Dom. Juan José Omella Omella como Bispo de Calahorra e Calzada-Logroño, cuja nomeação foi divulgada no dia 8 de abril. Assim, a diocese de Barbastro-Monzón ficou até o momento da designação episcopal sob o cuidado de um Administrador Diocesano.

Dom Milián Sorribas nasceu em 5 de janeiro de 1939 em La Cuba (Teruel). Estudou no Seminário Metropolitano de Zaragoza e foi ordenado sacerdote em 1962. Em 1992 obteve a Licenciatura em Teologia Catequética pela Faculdade de Teologia “São Dámaso” de Madri.

Além de uma vasta experiência paroquial em Teruel e Zaragoza, Dom Milián Sorribas desempenhou diversos cargos na arquidiocese de Zaragoza.

O Prelado foi nomeado Bispo Auxiliar de Zaragoza em 9 de novembro de 2000. Recebeu a ordenação episcopal em 3 de dezembro do mesmo ano na Basílica do Pilar. Na Conferência Episcopal Espanhola é membro da Comissão Episcopal de Pastoral Social e Bispo Delegado para o Cáritas Espanhol.

A diocese de Barbastro-Monzón, se localizada na região nordeste da Espanha, tem uma área de mais de oito mil quilômetros quadrados e uma população de quase 98 mil habitantes. Para a atenção dos 95 mil católicos, Dom Milián Sorribas conta com a colaboração de 104 sacerdotes e 173 religiosos.