Em uma emotiva mensagem aos fiéis de Toledo, o Cardeal Antonio Cañizares, novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, agradeceu o grande apoio e carinho de sua paróquia e lhes lembrou que “quando se serve e se cumpre o que a Mãe Igreja nos pede, só cabe o gozo e a alegria”.
“Não pretendo outra coisa na vida que fazer a vontade de Deus. Que Ele me conceda nunca me desviar dela. Aceitei esta missão que se me encomenda com plena obediência, fidelidade, comunhão e o gozo de fazer o que me pedem”, indicou na mensagem difundida pelo sítio Web da Arquidiocese de Toledo, jurisdição que dirige desde 2002.
O Cardeal Cañizares assinalou que ainda “estes sentimentos não eliminam, mas sim avivam, minha grande dor por deixá-los. Para mim é uma kénosis, uma expropriação, um me negar a mim mesmo, que é, na verdade, onde está a alegria. Rogo-lhes a todos que peçam a Deus por mim”.
Depois de agradecer a todos os que formam a Igreja em Toledo, o Cardeal Cañizares reparou em um detalhe de sua nomeação. Se fez pública em 9 de dezembro, festa da Santa Leocádia, Padroeira da cidade de Toledo e da juventude diocesana.
Para o Cardeal, isto responde a que na Santa “brilhou a graça do Senhor, porque ela se encontrou com Cristo e com seu amor e vive n'Ele e por Ele, de maneira que nada nem ninguém pode lhe separar de seu amor. Porque ela não quis saber outra coisa que a Cristo, e viveu da caridade e do amor que vem d'Ele para anunciá-lo em uma vida de caridade, o dar a conhecer, até o ponto que toda sua pessoa é testemunho deste Evangelho do Amor de Deus e que é Deus, até o supremo que é o martírio”.
“Porque é nossa Padroeira, e ela, além de mais, representa a Toledo, a grandeza de Toledo, que sempre levarei em meu coração com amor e afeto. Entre vós, com toda minha imperfeição e pecado, não quis outra coisa que viver em Cristo, conhecer Cristo, proclamar  Cristo, amá-los a todos, orar por todos –como fazia esta jovem mártir– convocar a todos a que amem e sigam a Jesus. Para isto fui enviado a vós”, indicou.
O Cardeal Cañizares assegura que “para isso agora me envia a Igreja, junto a Pedro, para dar a conhecer Cristo e ser testemunha de sua misericórdia, que tão fortemente se manifestou em minha vida; para ajudar ao Santo Padre em seu ofício tão principal de santificar ao povo de Deus; para colaborar, com ele, inseparavelmente unido a ele e em comunhão inquebrável com sua pessoa, a que a humanidade inteira ofereça a Deus o verdadeiro culto em espírito e verdade, em adoração verdadeira, onde está a glória e a grandeza, e o futuro da humanidade”.
O Cardeal explicou que iniciará seu ministério no Vaticano em 11 de dezembro, festa de Santa Maravillas de Jesus, “três dias depois da festa da Imaculada, e um dia antes, da festividade da Virgem de Guadalupe. Como vêem, marcho protegido e começo a nova missão com muito boa companhia”.
“Não vos deixo ainda. Durante um tempo, até que tome posse o novo Arcebispo, seguirei, alternando Roma e Toledo, vos servindo como vosso indigno servo e pastor que vos quer de verdade, e que recebeu que seus filhos e amigos, todos vós, muito mais do que eu vos tenha podido dar”, concluiu.