A nova plataforma “Europa, Assim NÃO” acaba de publicar sua página web www.votano.org,  , em que promove a opção pelo “Não” à nova carta magna da Europa por, entre outras razões, negar as raízes cristãs.

A plataforma “Europa, Assim NÃO”, criada em 1 de novembro por especialistas, entidades e cidadãos da Espanha, inclui em seu  website informação, documentação e outros recursos sobre a nova constituição européia.

Fontes da plataforma afirmam que a não menção do cristianismo como raiz e identidade da Europa, a não proteção que sofreriam as pessoas na etapa pré-natal, e o não garantir os direitos reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos humanos, entre outros, são motivos suficientes para dizer um “não” ao novo texto constitucional.

Outra das iniciativas da plataforma foi remeter uma carta ao presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, para que se envie a Constituição européia a todos os espanhóis inscritos no censo eleitoral.

As fontes assinalam que este pedido se apóia em um precedente, e é que a atual carta magna espanhola foi enviada por correio postal a todos os inscritos antes de sua aprovação em 1978. Indicaram que esta seria a única forma de legitimar democraticamente o resultado do Referendum.

Pablo Nuevo, doutor da Universidade Abat Oliba e membro do "Europa, Assim NÃO”, afirmou que o texto não reconhece “a realidade e a essência européias, profundamente marcada pela cultura cristã”. Enfatizou que “a liberdade e a democracia não se entenderia sem a referência ao cristianismo”.