O Bispo de Tenerife, Dom Bernardo Álvarez, assinalou hoje que o Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha, Cardeal Antonio Cañizares, contribuirá com "firmeza" à Congregação de Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos para a que foi renomado novo prefeito pelo Papa Bento XVI.

Dom Álvarez assegurou, em declarações a Europa Press, que se trata de uma "notícia muito boa" para a Igreja, já que contribuirá com "firmeza, sem dúvida nenhuma, porque ele é um homem muito firme em suas decisões, muito rigoroso em ser fiel ao que estabelece a Igreja".

Do mesmo modo, definiu ao Arcebispo de Toledo e Primaz da Espanha como um "magnífico cardeal" com "grande experiência em muitos campos da vida da Igreja, sobre tudo, em catequese mas também na vida litúrgica". Por isso, mostrou-se convencido em que desempenhará uma "grande função à frente desta Congregação para o Culto" por "sua capacidade, sua valia, é ainda um cardeal relativamente jovem".

Quanto ao trabalho que desenvolverá o Cardeal Cañizares em Roma, aonde provavelmente se transladará, o Bispo de Tenerife indicou que "impulsionará também muitos aspectos da reforma litúrgica que se vêm levando a cabo", assim como no que respeita às "adaptações da liturgia às culturas, a cada lugar do mundo, essas pequenas adaptações que sempre são necessárias".

"Como espanhol nos sentimos orgulhosos de que tenhamos um cardeal nas congregações romanas", assegurou Álvarez que ligou para o cardeal embora não pôde ainda se contatar com ele.