Ao receber esta manhã aos membros da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro, o Papa Bento XVI os alentou a ser embaixadores da paz, e "construtores em nossa época de uma esperança ativa encaminhada à construção de uma nova humanidade inspirada nos valores evangélicos da justiça, o amor e a paz".

Em seu discurso, o Papa se referiu à história da Ordem, nascida como "Guarda de honra para a custódia do Santo Sepulcro de Nosso Senhor" que desde sua fundação "gozou que uma atenção singular por parte dos Romanos Pontífices, que a dotaram com os instrumentos espirituais e jurídicos necessários para cumprir seu serviço específico".

"Um vínculo antigo e glorioso une sua fraternidade cavalheiresca com o Santo Sepulcro de Cristo, onde se celebra de forma especial a glória de sua morte e ressurreição. Isto é o que constitui o fulcro de sua espiritualidade. Jesus Cristo crucificado e ressuscitado seja portanto o centro de sua existência e de todo projeto e programa tanto pessoal como do grupo", acrescentou.

"Quanta paz e justiça necessitam a Terra do Jesus! Sigam trabalhando por elas e não se cansem de pedir que essas aspirações se satisfaçam com prontidão", exortou o Papa.

Por isso, disse logo Bento XVI, "peçam ao Senhor que os faça 'embaixadores convencidos e sinceros de paz e amor entre os irmãos', peçam que fecunde com a potência de seu amor sua obra constante em ajuda do ardente desejo de paz dessas comunidades aflitas nos últimos anos por um clima de incerteza e perigo".

"Penso com afeto nas queridas populações cristãs que seguem sofrendo com motivo da crise política, econômica e social do Oriente Médio, que se tornou mais onerosa com o piora da situação mundial. Sinto-me muito próximo espiritualmente a tantos nossos irmãos na fé que se viram obrigados a emigrar. Como não compartilhar a pena dessas comunidades submetidas a provas tão duras?".

Finalmente, Bento XVI sublinhou que "neste tempo de Advento, enquanto nos preparamos a celebrar o Natal, nossa fé nos leva a Belém e a todos os lugares santificados com o passado do Redentor. Pedimos Maria que faça sentir sua proteção maternal a nossos irmãos e irmãs que vivem ali dia após dia, enfrentando-se a tantas dificuldades".

Os membros da Ordem do Santo Sepulcro assistiram com seu Grande Mestre, o Cardeal John Patrick Foley, e o Grande Prior, Dom Fouad Twal, Patriarca de Jerusalém dos Latinos. A Ordem Eqüestre se reuniu em Roma com ocasião da "consulta mundial", quer dizer o encontro quinquenal dos lugares-tenentes, delegados magistrais e membros do grande magistério para avaliar a situação dos católicos em Terra Santa, as atividades da Ordem e estabelecer as diretrizes futuras.