O Arcebispo de Cuttack-Bhubaneshwar, Dom Raphael Cheenath, denunciou que "a perseguição dos cristãos em Orissa", Índia, aonde centenas deles foram atacados por extremistas hindus nos últimos meses, "continua ante a indiferença das autoridades".

Em declarações recolhidas por L'Osservatore Romano (LOR), o Arcebispo explicou que "ao menos 11 mil cristãos estão ainda nos campos no distrito de Kandhamal e outros milhares em outros distritos, sem contar a aqueles que fugiram a outros estados na Índia, ou a casas de parentes ou amigos. Todos temem novos atos de violência se é que tivessem que voltar para seus povoados".

Dom Cheenath disse além que "para Natal nossos perseguidores já anunciaram novas iniciativas em nossa contra. portanto quem espera poder voltar e para quem vive na incerteza, a mensagem dos extremistas é claro: solo a conversão ao hinduísmo poderá salvá-los".

LOR informa também que pese ao anunciado compromisso do Governo local para intervir contra a perseguição, este oferecimento "parece ter ficado em nada. Nos últimos dias houve outras vítimas: duas mulheres cristãs foram assassinadas no distrito de Kandhamal, enquanto tentavam participar da colheita nos cultivos de arroz ao redor dos povoados, esperando conseguir alimento para suas famílias".