O Presidente do Comitê para Assuntos Migratórios da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom John C. Wester, enviou uma carta a todas as paróquias e escolas católicas do país em que se convoca à Semana Nacional de Migração de 4 a 10 de janeiro de 2009.

Na carta, o também Bispo de Salt Lake City assinala que o lema deste ano: "Renovando a fé, procurando a justiça" lembra "nossa obrigação de trazer esperança a aqueles que carecem dela e de procurar a justiça para aqueles que são explorados facilmente".

Deste modo indica que "para muitas comunidades imigrantes a injustiça e a penúria são experiências muito comuns. Dado o status freqüentemente marginal e vulnerável dos imigrantes, é importante que as comunidades em todo lugar tratem aos imigrantes com justiça e estejam presentes para oferecer a bem-vinda a toda a gente itinerante".

Por sua parte, Todd Scribner, coordenador de educação do Serviço aos Migrantes e Refugiados da USCCB, assinalou que "enquanto o rosto das Igrejas locais continua mudando, a informação deste tipo se torna cada vez mais importante. Pessoas, famílias, escolas e paróquias necessitam oportunidades como a Semana Nacional da Migração para informar-se a respeito das realidades (de) os recém chegados a suas comunidades".

Este ano, a semana nacional da migração se enfoca nos aspectos religiosos, políticos e culturais da migração em todas suas formas. Os bispos esperam que os recursos que a Conferência tem feito disponíveis ajudem aos católicos a familiarizar-se com estes aspectos.