O Bispo de Celaya, Dom Lázaro Pérez Jiménez, lembrou que neste tempo de Advento "a Igreja convida a seus filhos a preparar espiritualmente o coração de forma que a festa não se reduza ao puramente exterior e festivo, mas seja um acontecimento significativo que conduza ao homem a um encontro com a pessoa de Jesus Cristo".

Em sua carta titulada "A alegria do Natal", o Bispo assinalou que o Senhor Jesus é "o único capaz de transformar a vida da pessoa oferecendo motivos suficientes para alcançar uma vida feliz e digna. Celebrar o Natal sem ter experimentado o encontro com a pessoa de Jesus Cristo, seria assim como lembrar um fato carente de transcendência e nossa fé nos assegura que a vinda do Filho de Deus na carne é o cumprimento das aspirações legítimas da humanidade inteira".

Dom Pérez advertiu logo que "os gastos excessivos na aquisição de bens supérfluos, a mais de contradizer o sentido de simplicidade, pobreza e humildade com o que Jesus veio ao mundo, ofendem a quem menos tem ou carecem de tudo, inclusive do mais indispensável".

"Os pobres estão chamados a participar dos bens necessários que até o momento nosso mundo, os sistemas econômicos existentes e a indiferença de quem se encontra em melhor posição, negaram-lhes e cuja situação de exclusão clama ao céu", precisou.

Depois de explicar o processo de inculturação com o que o Evangelho se foi plasmando em distintas manifestações de devoção e piedade popular, o Bispo de Celaya insistiu aos fiéis a que "façamos do Natal a grande festa de alegria mas convencidos que o maior gozo é receber ao Jesus que vem e nos ensina a descobri-lo no rosto de cada pobre ou empobrecido que espera de nossa atitude solidária. Só assim poderemos experimentar que o Natal traz felicidade".