Pela festa da  Almudena, o Arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Cardeal Antonio María Rouco Varela, sublinhou que “ninguém pode manipular a condição humana tal como esta foi pensada e criada Por Deus” ao referir-se aos ataques contra a vida, a família e o verdadeiro sentido da sexualidade.

O Cardeal pronunciou estas palavras durante a Missa celebrada na praça Maior de Madri com motivo da festividade da Virgem da Almudena, diante de umas dez mil pessoas entre os que se encontravam o prefeito madrileno, Alberto Ruiz Gallardón; a Presidenta da Comunidade, Esperanza Aguerre, e representantes de diversas lojas políticas.

Em sua intervenção, o Arcebispo disse que “a Igreja defende a verdade sobre o homem frente a todos os ataques que se dirigem contra sua vida e morte natural, contra a instituição matrimonial e familiar, e contra o verdadeiro sentido da sexualidade humana”, porque “reconhece que ninguém pode manipular a condição humana tal como esta foi pensada e criada Por Deus”.

O Cardeal assegurou que “certas ideologias que se defendem no progresso conduzem ao aniquilamento da pessoa”e que “uma sociedade que dá as costas à Lei de Deus termina por desumanizar-se e voltar-se contra o homem”.

Segundo o Cardeal Rouco, “vivemos momentos difíceis de uma crise cultural, humana e espiritual”, que é comum à sociedade Espanhola e européia, “de suma gravidade em seus conteúdos e em seus efeitos sobre a vida dos mais jovens e indefesos, que nos afeta a todos”. “Trata-se de uma crise de espírito, que deixa o homem sem horizontes de trascendência”, que pretende “arrancar a Deus de nossa sociedade e da vida ordinária”.