O Papa Bento XVI nomeou ao Cardeal Antonio Cañizares Llovera, até agora Arcebispo de Toledo (Espanha), como novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

O Secretário Geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Juan Antonio Martínez Camino, enviou, em nome de todos os bispos da CEE, uma carta de felicitação ao Cardeal Cañizares por sua nomeação e o felicitam “em particular pela confiança que lhe demonstrou o Santo Padre ao chamá-lo a colaborar estreitamente com ele no governo da Igreja Universal”.

Segundo a informação difundida pela CEE, o Cardeal Antonio Cañizares nasceu na localidade valenciana de Utiel em 15 de outubro de 1945. Cursou os estudos eclesiásticos no Seminário diocesano de Valência e na Universidade Pontifícia de Salamanca, em que obteve o doutorado em Teologia, com especialidade na Catequética. Foi ordenado sacerdote em 21 de junho de 1970.        

Os primeiros anos de seu ministério sacerdotal os desenvolveu em Valência. Depois se transladou a Madri onde se dedicou especialmente a docência. Foi professor de Teologia da Palavra na Universidade Pontifícia de Salamanca, professor de Teologia Fundamental no Seminário Conciliar de Madri, e professor do Instituto Superior de Ciências Religiosas e Catequese,  do que também foi diretor.

Entre 1985 e 1992 foi diretor do Secretariado da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Espanhola. 

Foi nomeado Bispo de Ávila em 1992. Em 1997 tomou posse da diocese de Granada e um ano depois foi Administrador Apostólico da diocese de Cartagena. Em 24 de outubro de 2002 foi nomeado Arcebispo de Toledo, sede da que tomou posse em 15 de dezembro desse mesmo ano. Foi criado Cardeal pelo Papa Bento XVI no Consistório Ordinário Público, o primeiro de seu Pontificado, em 24 de março de 2006.

foi Vice-presidente da CEE (2005-2008), membro do Comitê Executivo, da Comissão Permanente, Presidente da Subcomissão Episcopal de Universidades (1996-1999) e da Comissão Episcopal de Ensino e Catequese (1999-2005).

O Papa João Paulo II o nomeou membro da Congregação para a Doutrina da Fé em 1995.

O Cardeal Antonio Cañizares foi fundador e primeiro Presidente da Associação Espanhola de Catequetas, membro da Equipe Européia de Catequese e diretor da revista Teologia e Catequese. É membro da Real Academia da História desde 24 de fevereiro de 2008.

Sucederá no cargo de Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos ao Cardeal Francis Arinze, cuja renúncia foi aceita por limite de idade.