Durante a comemoração que tradicionalmente rende a cada 8 de dezembro à Virgem Maria ante a estátua da Imaculada Concepção localizada na Praça Espanha em Roma, o Papa Bento XVI pediu a ajuda da Mãe de Deus para que os cristãos sejam a “alma do mundo” apesar das dificuldades presentes.

“Seja uma Mãe amorosa para nossos jovens, para que tenham o valor de ser ‘sentinelas do amanhã’ e outorga esta virtude a todos os cristãos, para que sejam alma do mundo nesta época não fácil da história”, assinalou o Pontífice diante de milhares de fiéis reunidos na homenagem.

Antes de chegar à Praça, o Papa se deteve na igreja da Santíssima Trindade, onde saudou os Padres Dominicanos e à Associação de Comerciantes Romanos. Uma vez ante a estátua abençoou uma cesta de rosas que foi colocada no pedestal da coluna da Imaculada.

Bento XVI lembrou sua recente viagem a Lourdes, com motivo do 150 aniversário da aparição da Virgem a Bernadette Soubirous e cuja celebração concluiu ontem. "Se a convicção sobre a concepção imaculada de Maria existia já muitos séculos antes da aparição de Lourdes acrescentou um selo celeste depois de que meu antecessor, o beato Pio IX, definiu o dogma em 8 de dezembro de 1854", indicou.

O Papa assegurou que "na Maria reconhecemos o ‘sorriso de Deus’, o reflexo imaculado da luz divina; nela encontramos a nova esperança, inclusive em meio dos problemas e os dramas do mundo".

"Não há rosas sem espinhos, que para nós representam as dificuldades, os sofrimentos, os males que marcaram e marcam a vida das pessoas e de nossa comunidade. À Mãe lhe são oferecidas as alegrias, mas também as preocupações, convencidos de encontrar nela o consolo para não abater-se e sair adiante", adicionou.

Bento XVI confiou à Virgem as crianças, sobre tudo os doentes, os jovens com problemas e os que padecem as conseqüências de situações familiares difíceis" e também " aos anciões sozinhos, aos emigrantes para os que é duro ambientar-se, às famílias que não podem quadrar as contas, os que não têm trabalho ou o perderam".

"Ensina-nos Maria a ser solidários com os que atravessam dificuldades, a encher as desigualdades sociais, cada vez maiores!; nos ajude a cultivar um sentido mais profundo do bem comum, do respeito dos bens públicos, a contribuir cada um nossa contribuição para construir uma sociedade mais justa e solidária!".

"Sua beleza nos assegura que é possível a vitória do amor; ainda mais: é certa. Garante-nos que a graça é mais forte do que o pecado e portanto é possível o resgate de qualquer escravidão. Oh Maria!, você nos ajuda a acreditar com maior confiança no bem, a apostar pela gratuidade, pelo serviço, pela não violência, pela força da verdade. Alente-nos a permanecer acordados, a não ceder à tentação de evasões fáceis, a fazer frente à realidade com valor e responsabilidade", assinalou.