O Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar Porras, ressaltou que "quando se distorce o verdadeiro sentido da política, e se constrói o político no centro de tudo, esquece-se da razão fundamental de qualquer dirigente que tem responsabilidades de governo, que é preocupar-se com os problemas de toda a população, e não só de quem votou por ele".

Para Dom Porras, este tempo pós-eleitoral e prée-natalino se apresenta como propício à reflexão para evitar cair no jogo das diatribes "sem sentido" e que favorecem à confrontação. Ressaltou que a democracia se construiu através dos anos graças a alternabilidade do poder e o obteve apesar da "tentação permanente que tiveram os governantes venezuelanos de perpetuar-se no poder através deles mesmos ou de seus aduladores".

O Arcebispo de Mérida disse também que não é momento para falar de reeleição presidencial indefinida, quando esta foi rechaçada em 2 de dezembro passado, "e estejamos em uma discussão que não deveria dar-se senão até depois de 2013".

Deste modo criticou às autoridades salientes que se levaram documentos e bens públicos de seus escritórios. "Essa atitude contra os que foram eleitos contrários ao presidente, e isso de levar as coisas, a quem prejudica, é a toda a população, aí desaparecem documentos importantes", assinalou.