O Arcebispo Primaz de México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, alentou aos fiéis mexicanos a não ficar "pasmados nem assustados" perante a violência e a crise que se vive no país; porém a agir com dinamismo em pró de uma sociedade justa e fraterna.

Conforme indica o Serviço Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), o Cardeal fez este chamado em sua homilia dominical em que alentou aos cristãos a atuar ante os sinais dos tempos e discernir os mesmos: "muita gente quando vê situações de crise ou violência se assusta, paralisa-se. O Senhor não quer que fiquemos pasmados nem assustados; tampouco que nos deixemos levar por atitudes ou ideologias de moda, que caem na sonolência ou na indiferença frente ao que acontece em nosso mundo e sociedade".

Por isso, alentou a não deixar-se levar pela "avalanche de derrotismo, de queixume e lamentação", já que os mexicanos estão chamados a viver comprometidos com lucidez e realismo. Deus é quem "pede-nos que fiquemos ativos, que fiquemos vigilantes, que tenhamos uma atitude dinâmica e que façamos aquilo que podemos fazer trabalhando por uma sociedade mas justa e fraterna", acrescentou.

O Cardeal Rivera rezou também pelos oficiais que "cairam" no cumprimento de seu dever e ressaltou que a Igreja deve atuar "procurando caminhos novos para que o Evangelho e o amor de Deus chegue aos que por algum motivo perderam essa esperança. Isso é o único que pode ajudar a muitas pessoas a levantar a cabeça e lutar contra a desesperança".