O Arcebispo da Guatemala, Cardeal Rodolfo Quezada Toruño, em sua homilia da Missa dominical convidou aos fiéis a "resgatar o verdadeiro significado do Natal"; e exortou a que as festas natalinas não se convertam em uma ocasião só para "gastar o salário a mais".

Conforme informa o sítio Web PrensaLibre.com, o Cardeal convidou aos fiéis "a que fiquem vigilantes para que este Natal não se converta em uma data unicamente de consumo para gastar dinheiro".

"Os guatemaltecos devem resgatar o verdadeiro significado do Natal e que se beba menos durante as celebrações", precisou.

O Cardeal convidou além ao Governo a "que ‘fique esperto’ contra a violência já que não é suficiente que só peçam paciência à população, especialmente na época de fim de ano, quando mais se incrementam os acidentes nas rodoviárias e os fatos violentos".

Do mesmo modo, o Arcebispo se pronunciou em contra do possível "levantamento à proibição da venda" de jogos pirotécnicos e acrescentou que "apelar ao livre mercado não é suficiente justificação para arriscar às crianças durante as festas natalinas".