Ao presidir esta manhã a Missa em São Lourenço de Extramuros, no 1750 aniversário do martírio do santo diácono, o Papa Bento XVI assinalou que ao iniciar hoje o tempo de Advento, este mártir "repete-nos que a santidade, quer dizer ir ao encontro com Cristo que vem continuamente a nos visitar, não passa de moda".

Em sua homilia, o Santo Padre alentou a que o testemunho heróico de São Lourenço, que fora queimado vivo em uma fogueira no século III, "seja para cada um exemplo de dócil adesão à vontade divina para que, como escutamos ao Apóstolo Paulo lembrar aos coríntios, também nós vivamos de modo que sejamos encontrados 'irrepreensíveis' no dia do Senhor".

"A história nos confirma –disse Bento XVI– quanto existe de glorioso no nome deste Santo, ao redor de cujo sepulcro estamos reunidos. Sua solicitude pelos pobres, o generoso serviço à Igreja de Roma na assistência da caridade, a fidelidade ao Papa, tão desenvolvida nele até o ponto de querer segui-lo na prova suprema do martírio e o heróico testemunho do sangue, ocorrida somente uns dias depois, são fatos universalmente conhecidos".

Falando logo sobre o tempo com o que hoje se inicia o novo ano litúrgico, o Pontífice explicou que Advento significa "fazer memória da primeira vinda do Senhor na carne, pensando já em seu definitivo retorno e, ao mesmo tempo significa reconhecer que Cristo presente entre nós se faz nosso companheiro de viagem na vida da Igreja cujo mistério celebra".

"Esta consciência, –continuou– alimentada na escuta da Palavra de Deus, deve nos ajudar a ver o mundo com distintos olhos, a interpretar os eventos particulares da vida e a história como palavras que Deus nos dirige, como sinais de seu amor que nos asseguram sua proximidade em toda situação, esta consciência, em particular, deve nos preparar a acolhê-lo quando 'de novo virá na glória para julgar aos vivos e aos mortos, e seu reino não terá fim'".

"Nesta perspectiva, o Advento se converte para todos os cristãos em um tempo de espera e de esperança, um tempo privilegiado de escuta e reflexão, para que nos deixemos guiar pela liturgia que convida a caminhar ao encontro do Senhor que vem".

Com o convite que o Senhor faz no Evangelho de Marcos, explica Bento XVI, os cristãos devem lembrar que "velar" significa "seguir ao Senhor, escolher o que Ele escolheu, amar o que Ele amou, conformar a própria vida à sua, velar comporta transcorrer cada momento de nosso tempo no horizonte de seu amor sem deixar-se abater pelas inevitáveis dificuldades e problemas cotidianos. Assim o fez São Lourenço, assim devemos fazer nós e lhe pedir ao Senhor para que nos dê sua graça para que o Advento seja estímulo para todos ao caminhar nesta direção".

Finalmente, o Pontífice ressaltou que "guiam-nos e acompanham com sua intercessão a humilde Virgem de Nazaré, Maria, escolhida por Deus para converter-se na Mãe do Redentor, Santo André, cuja festa celebramos hoje; e São Lourenço, exemplo de intrépida fidelidade cristã até o martírio".