Depois da eleição de Barack Obama como Presidente dos Estados Unidos Dom Alonso Garza Treviño, Bispo de Pedras Negras (México) assinalou a necessidade de uma reforma migratória justa e o afastamento das blitz contra imigrantes "porque durante as campanhas presidenciais desse país vimos que não se falou com suficiente valentia sobre o tratamento migratório, possivelmente, por temor a perder votos dos anti-imigrantes”.
“Para nós (os prelados da fronteira entre o México e Estados Unidos) uma reforma migratória seria mais que suficiente”, precisou.
Do mesmo modo, explicou, os bispos "estamos pela justiça econômica e de oportunidades para todos, o qual implica necessariamente reformar as leis de migração e a situação dos não documentados".
De outro lado comentou que “os governos têm o legítimo direito de cuidar suas fronteiras, mas as blitz nos centros de trabalho vulneram a dignidade e os direitos humanos dos indocumentados".
Segundo a imprensa no México, o Bispo disse além que “o custo humanitário de dita prática simplesmente é inaceitável em uma sociedade civilizada, pois com ela se fraturam e dividem as famílias, onde crianças com cidadania americana foram separadas de seus pais. É necessário que se entenda que a gente tem o direito divino de migrar”.