O Secretário do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Agostino Marchetto, anunciou que seu dicastério está atualmente trabalhando em um documento que tratará o tema dos refugiados e que será dado a conhecer em 2009.
O Arcebispo fez este anuncio em sua intervenção na Assembléia da Comissão para as Migrações da Conferência Episcopal Alemã que se desenvolve em Colônia. Nela o Prelado precisou que "a assistência emprestada aos refugiados deve incluir as necessidades materiais e espirituais, o que confirma a oportunidade da natureza pastoral do documento que nosso dicastério deve dar a conhecer no próximo ano".
Em seu discurso titulado "Visão sobre o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e suas perspectivas para o futuro", Dom Marchetto precisou que "os refugiados estiveram sempre presentes no coração da Igreja" e destacou que cada ser humano "é precioso, pois as pessoas são mais importantes do que as coisas; e o valor de cada instituição se mede de acordo ao modo em que trata a vida e a dignidade do ser humano".
"Cada ser humano tem um valor essencial e inestimável, uma dignidade que não deve ser ameaçada", precisou.