O Bispo de Nueve de Julio, Dom Martín de Elizalde, pediu aos jovens valorar a mediação do Papa João Paulo II, quem no início de seu pontificado deteve uma guerra fratricida entre a Argentina e Chile, com “esse gesto providencial e oportuno, solicitado pelos episcopados de ambos os países”.
“Em 22 de dezembro de 1978, quando estavam a ponto de começar as hostilidades entre nosso país e Chile, o Papa João Paulo II anunciou que se faria presente enviando um representante dele, para mediar entre as duas Nações irmãs”, lembrou em uma mensagem com motivo do 30º aniversário da mediação papal pelo Canal Beagle.
Depois de assegurar que as conseqüências “teriam sido muito graves para o futuro de nossa a Argentina e de toda a América do Sul”, mencionou que naquela ocasião João Paulo II enviou ao Cardeal Antonio Samoré, mas destacou o trabalho dos cardeais Raúl Primatesta, Arcebispo de Córdoba, e Raúl Silva Enríquez, Arcebispo de Santiago do Chile, quem “aplicou seus esforços para alcançar a paz”.
O Bispo considerou que a celebração daquela intervenção pontifícia deve ser “expressão de gratidão pela paz conservada e pelo processo que seguiu para resolver as disputas de limites na região”.
 “Podemos dizer que graças à mediação papal, a Argentina e Chile, povos irmãos, nascidos ambos de uma mesma origem e que alcançaram a liberdade conjuntamente pela gesta do Libertador José de São Martín, fizeram-se mais irmãos e estabeleceram os vínculos de uma nova solidariedade”, assegurou.