O Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, denunciou que o alcoolismo se converteu em uma enfermidade social e urgiu aos mexicanos a combater este mal do seio familiar.
Em um comunicado de imprensa, que também leva a assinatura do Bispo Auxiliar, Dom Oscar Campos Contreras, recolheram-se os dados de uma recente pesquisa nacional sobre o alcoolismo entre jovens e crianças, em que se confirma um incremento deste fenômeno.
Depois de reconhecer que as causas deste fenômeno são variadas, o comunicado precisa que “o alcoolismo é uma enfermidade que danifica não só a saúde física, mas também a mesma capacidade de decisão e de ação das pessoas ao tirá-las de sua realidade. É uma enfermidade que afeta a mente e a vontade e, em conseqüência, também as relações humanas”.
“Diante deste problema grave de saúde pública que afeta à família em geral e agora cada vez mais aos jovens e crianças em particular, gerando graves danos sociais, não podemos ficar indiferentes. Todos somos responsáveis pelo futuro das crianças e jovens; a todos cabe dar exemplo de responsabilidade diante do consumo de álcool”, indica.
Neste sentido, lembra que “a família tem um papel muito importante na prevenção e atenção das crianças e jovens. Qual é o ambiente que se vive ao interior da família? Qual é o exemplo dos pais? Com quem e no que ocupam o tempo livre as crianças e jovens? Quais são os amigos de seus filhos? Que diálogo se dá em família ante estes problemas?”
“A autoridade por sua parte, além de promover diversas oportunidades de aproveitar melhor o tempo livre, o mínimo que urge fazer será assegurar que não se facilite o consumo, impedindo a venda a menores de idade e vigiando que se cumpram realmente as disposições que devem existir para o caso. Descuidar esta responsabilidade, converte-se em outra forma de corrupção”, conclui.