A Conferência Episcopal Peruana difundiu sua mensagem pelo tempo de Advento que começa este domingo. No texto, os prelados pedem aos peruanos aproveitar este tempo de conversão para procurar a reconciliação nacional.
Com o título “O Senhor Jesus guia nossos passos pelo caminho da Paz”, os bispos lembram os principais problemas que afligem ao país assim como os escândalos de corrupção que sacodem ao Governo.
“Como pastores da Igreja nos preocupa muito seriamente a imoralidade reinante que corrompe consciências, condutas e degrada os valores fundamentais da vida, do matrimônio e a família; por isso invocamos, especialmente a atitude profissional e responsável pelos meios de comunicação social, cujo trabalho deve estar sempre inspirado e sustentado por critérios firmes e éticos, sobre tudo pelo respeito à pessoa, aos valores permanentes que sustentam à família e pelo amor à verdade”, indicaram.
Do mesmo modo, lembraram que “o Advento nos convida a olhar com fé e esperança a vinda do Salvador Jesus Cristo que abre a uma nova dimensão; que nos conduz à conversão interior e exterior, a ser mais irmãos, à oração e a um esforço sincero na busca de um Cristo Vivo encarnado em cada um de nós”.
“A Sagrada Escritura nos leva a encontro desse Cristo esperado que já veio, que vem todos os dias e que voltará no final dos tempos como príncipe da Paz.  O Advento é um bom momento para a conversão, o perdão e a reconciliação que todos devemos pôr em prática para uma convivência fraterna”, assinalaram.
Os pastores fizeram “um chamado às autoridades, a todos os setores da sociedade, a todos os homens e mulheres de boa vontade para que juntos assumamos responsável e solidáriamente a parte que nos toca na tarefa de pacificar e construir um Peru mais justo e solidário que garanta uma vida digna a todos os peruanos, incluídos os mais necessitados”.