O Bispo de Los Teques, Dom. Mario Moronta, precisou que a Igreja no país pode seguir ajudando a melhorar a educação mas necessita que o estado apóie seu trabalho e não a obstaculize.

Como presidente da V Sessão do Concílio Plenário venezuelano, Dom. Moronta recordou aos participantes da entrevista que é muito o que a Igreja pode contribuir para melhorar os níveis de formação dos venezuelanos.

Entretanto, reiterou que o Estado deve  abrir "espaços para servir".  "A Igreja quer levar a educação àqueles que pouco ou nada têm, pelo qual reclama do Estado o apoio para suas escolas", explicou o Bispo.

Dom. Moronta advogou para que não se apresentem mais problemas com os subsídios que o Estado outorga às escolas católicas e precisou que "a educação não é mera informação, é personalização e socialização para a convivência em paz, tolerância e democracia".

Por sua vez, o Bispo de Cidade Guayana, Dom. Mariano Parra, afirmou que experiências como Fé e Alegria, escolas católicas particulares e universidades dirigidas por distintas congregações permitem "contribuir muito" tanto ao Estado como à sociedade.