O Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Arcebispo Nikola Eterovic, anunciou a publicação no próximo ano de um Diretório de Homilias, como um importante instrumento que servirá para a preparação destas que, "como comunicação da Doutrina da Igreja têm como objetivo fortalecer a fé, chamar à conversão e preparar à atuação no mistério pascal na vida de cada dia".
Ao fazer um balanço sobre a recente Assembléia sobre a Palavra de Deus realizada no Vaticano de 5 a 26 de outubro, Dom Eterovic explicou que com a homilia, "obviamente o primeiro em sentir-se interpelado é o próprio pregador. Portanto se deve fazer o possível para que haja uma adequada preparação, que deve começar nos seminários".
Em entrevista concedida a L'Osservatore Romano, o Arcebispo ressaltou que este Diretório de Homilias é "um subsídio solicitado no Sínodo de 2005 sobre a Eucaristia e relançado na exortação apostólica pós-sinodal Sacramentum caritatis" que "constituirá uma ajuda importante para tratar todos os temas essenciais da fé católica durante o ciclo litúrgico".
"Obviamente –precisou– não conterá homilias já feitas, a não ser algumas idéias. O estão preparando diversos peritos e acredito que sua publicação se dará em 2009".
Depois de comentar que além deste diretório existem importantes médios para preparar as homilias como a "leitura freqüente da Palavra de Deus e a lectio divina", o Arcebispo indicou que este subsídio está sendo elaborado pela Congregação para a Doutrina da Fé, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; e a Congregação para o Clero.
De outro lado, o Arcebispo explicou que para a redação da exortação pós-sinodal, o documento que recolhe as reflexões e as contribuições do Sínodo e que é trabalhado sob a direção do Santo Padre, é necessário permitir que a riqueza deste acontecimento "se sedimente e seja absorvida também com o contato com as Igrejas particulares. Nossa primeira reunião dedicada à exortação está em nosso programa para 20 de janeiro do próximo ano".
"Logo depois desse encontro começará o trabalho propriamente. É difícil estabelecer um tempo, mas podemos dizer que em geral se termina um ano depois, também porque o texto da exortação deve traduzir-se a vários idiomas", indicou.