O Prefeito da Congregação para as Iglesias Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, assinalou que sua visita ao Líbano procura "reforçar os vínculos de unidade entre todos os cristãos que estão no país" para "que possam contribuir, como sempre o fez, à grandeza e prosperidade desta nação.
Conforme informa L'Osservatore Romano, o Cardeal iniciou sua viagem em 23 de novembro passado e ficará no Líbano, aonde os católicos são de rito maronita, até o próximo sábado 29 de novembro.
Em seu primeiro discurso, o Cardeal disse também que "chego a um país que teve um período histórico cheio de dor e de esperança. Ultimamente como todos sabem, a situação política dramática teve um desenvolvimento positivo com a eleição do Presidente da República e de outros cargos institucionais. Auspício portanto um tempo de serenidade para todos os libaneses".
Além de encontrar-se com autoridades da Igreja Maronita (católica) e autoridades civis, a agenda prevê um encontro com o grande muftí (muçulmano). "Como sabemos o Líbano é um exemplo de convivência entre o Islã e o Cristianismo. Espero que o país seja sempre uma mensagem vivente, uma mensagem concreta para todo o Meio Oriente".
"Ao grande muftí me dirigirei com palavras de amizade, me inspirando no último encontro entre representantes muçulmanos e alguns membros do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Direi que uma palavra que une a todos além das diferença é a do 'amor' porque Deus é amor", concluiu.