O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Rubén Salazar, expressou sua solidariedade e alento aos milhares de compatriotas que foram extorquidos pelas chamadas "pirâmides" onde depositaram suas economias, cujo desmoronamento gerou uma profunda crise social e econômica no país.
Em um comunicado emitido ontem, o também Arcebispo de Barranquilla expressou que "com amor de pastores acompanhamos a todas as pessoas que perderam seus bens e economias, compreendemos sua dor e angústia e os convidamos a procurar, com valentia mas com prudência e respeito à lei, a restituição de suas posses".
Depois de comentar que "estes acontecimentos mostram, uma vez mais, a situação de enfermidade moral que vive nossa Pátria, produzida pela degradação dos costumes sociais", o Presidente do Episcopado convidou a que todos os colombianos, "deixando a um lado o que nos enfrenta e divide, procuremos sinceramente o bem comum dos colombianos, especialmente dos mais pobres e desamparados, para que unindo nossas forças possamos construir juntos uma sociedade mais justa, fraterna, solidária e em paz".
Finalmente insistiu a acolher o amor de Deus e, com uma boa preparação durante o Advento, "façamos da celebração do Natal uma ocasião propícia para continuar com renovada força e entusiasmo a tarefa comum de fazer da Colômbia uma verdadeira pátria para todos".
As "pirâmides" na Colômbia recebiam a poupança e devolviam juros muito por cima da média ou eletrodomésticos. Com sua queda, muitos colombianos em todo o país perderam o dinheiro que tinham poupado.