O cardeal de República Dominicana, Nicolau de Jesus López Rodríguez, afirmou que dada a situação de violência que  vive  esse país  a única  resposta possível é da fé.

Lamentando o novo código processual penitenciário que pretende proteger os direitos do delinqüente acima dos das vítimas, o Arcebispo de São Domingos, manifestou acreditar nos direitos humanos, mas aplicados a todos os cidadãos e não somente aos que infringem a lei.

Afirmando que a segurança da cidadania está acima de qualquer coisa, o Cardeal advertiu que não tem que andar com tantas contemplações quando não se é capaz de preservar a segurança dos cidadãos. “São as autoridades as que têm que atuar contra a delinqüência, entretanto, os bispos acompanham em todo o processo com sua solidariedade e oração, anotou.

Do mesmo modo, lamentou que em certos lugares as pessoas tenham começado a fazer justiça por suas próprias mãos contra a delinqüência.

Por outro lado, o cardeal manifestou que dada a violência que afeta o país,  em 21 de novembro, dia da solenidade de Cristo Rei, haverá uma grande jornada nacional de oração pela paz, unindo  toda a Nação.