O diretor executivo do escritório de Vida Humana Internacional em Roma, Dom Ignácio Barreiro Carámbula, felicitou ao Presidente de Uruguai, Tabaré Vázquez, por ter vetado os artigos que legalizavam o aborto em seu país e manifestou a preocupação dos pró-vida pela promoção da chamada ideologia de gênero e a eufemística saúde reprodutiva.
Do mesmo modo, o representante pró-vida lembrou que persiste em Uruguai “o chamado aborto químico que é um atentado à vida da criança recentemente concebida” através de fármacos anti-vida.
“A promoção da contracepção além de ser imoral em se mesma, é um atentado contra o interesse nacional, pois o Uruguai sofre há anos um verdadeiro inverno demográfico e se esta situação não  mudar ameaça a existência da nação”, assinalou o perito.
Sobre as normas educativas que promove a lei uruguaia, Dom Barreiro precisa que esta “se apóiam em ideologias que são claramente contrárias ao direito natural. Em segundo lugar são uma infração contra a afirmação de base do direito positivo do Uruguai sobre a neutralidade filosófica do Estado. Em terceiro lugar infringem o direito dos pais de ser os educadores de seus filhos. Os progenitores têm o direito a escolher a educação dos filhos de conformidade com sua consciência”.