O Prefeito de Valladoli, Francisco Javier León de la Riva, assinalou que não se sente "condicionado" pela presença de crucifixos em centros públicos; e precisou há um crucifixo que preside o salão de plenos e "seguirá-o havendo".
As declarações de León se dão depois da sentença que obriga a retirar vários crucifixos das salas-de-aula e espaços comuns do Colégio Público Macías Picavea em Valladoli e diante do qual distintos bispos e instituições católicas expressaram sua reclamação por ser contrária à liberdade religiosa.
Conforme informa a agência EFE, o Prefeito assinalou que "a mim, pessoalmente, não me condiciona a presença de Cristos nos centros públicos. O que realmente me incomodaria seria que fizessem brincadeira dos mesmos, da Estrela de Davi ou de Maomé".
O Prefeito disse também que o "respeito a todo mundo" é a premissa que em sua opinião deve destacar em questões como estas, já que "ninguém se pode considerar ofendido pela presença de um crucifixo e muito menos em uma terra como esta, de grande tradição cristã".