A poucos dias da beatificação de Frei José Olallo Valdés, os bispos de Cuba publicaram uma mensagem no que pedem aos cubanos aprender a lição de caridade e amor a Deus do futuro beato.
“Desejamos que o exemplo de santidade do Padre Olallo desperte em todos os cubanos o desejo de voltar-se para Deus e permanecer n'Ele, que afiance em cada um a decisão de ir com Maria ao encontro de Jesus Cristo, pois Ele é o rosto do verdadeiro amor vivido pelo Padre Olallo e que recebe o nome de caridade, o mesmo de nossa Mãe do Cobre, a que nos une e nos salva como pessoas e como povo”, afirmam os bispos na Mensagem publicada com ocasião da beatificação prevista para este sábado em Cuba.
A mensagem, titulada “o Padre Olallo, um presente de Deus para a Igreja e para o povo cubano” foi divulgado pela agência vaticana Fides e no texto os bispos destacam como a virtude da caridade “foi vivida por ele de modo audaz, criativo e sem limites para quem estava em situações críticas, não lhe importando vida, saúde, desgaste, cansaço”.
O bispos lembraram que Frei Olallo fez do hospital em que trabalhava “uma grande família de irmãos apesar das múltiplas diferenças entre seus pacientes”; enquanto “orava de manhã, à tarde e à noite, percorria a Rua dos Pobres (que hoje leva seu nome) ajudando-os material e espiritualmente, auxiliava aos presos, dava comida aos famintos e evangelizava mediante suas famosas reuniões noturnas pelas que educou a muitos na fé, salvando matrimônios e reconciliando a inimigos. Deste modo se converteu em pai e mãe de inumeráveis pessoas”.
Os prelados alentaram aos cubanos a entusiasmar-se com o exemplo do futuro beato e que “saibamos valorar o grande amor com o que tantos pais e mães cuidam com esmero a seus filhos descapacitados; tantos bons filhos a pais ou tantas pessoas emprestam alegre e espontaneamente sua ajuda ao próximo”.
Deste modo deram graças a Deus pelo dom de “tantas religiosas dedicadas aos cuidados de crianças, anciões e doentes, e de tantos Irmãos Hospitaleiros de São João de Deus, dedicados também, há mais de 400 anos, à atenção dos que padecem em seu corpo e em seu espírito”.
Os bispos esperam que o testemunho do Pe. Olallo “faça que muitos jovens pensem na vocação sacerdotal e religiosa e respondam com generosidade à chamada de Deus”.
“Que o exemplo de caridade paciente e heróica do Padre Olallo ajude a todos, mas de maneira especial a aqueles que têm o delicado serviço de promover o bem comum para que o façam com espírito de justiça favorecendo assim a convivência fraterna entre todos os cubanos!”, concluíram os Bispos.
A beatificação de Frei Olallo se celebrará neste sábado 29 de novembro na Praça da Igreja da Virgem da Caridade, em Camagüey, cidade em que Frei Olallo, viveu 54 anos de sua vida ao serviço dos doentes e necessitados.
A Missa estará presidida pelo Cardeal José Saraiva, como enviado especial do Santo Padre e será concelebrada por Dom Juan da Caridade García Rodríguez, Arcebispo de Camagüey, Presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba, e todos os Prelados cubanos.
Frei Olallo será o segundo beato cubano. O primeiro é o beato José López Piteira, nascido em Cuba de pais imigrantes espanhóis, que permaneceram poucos anos na ilha, e muito criança voltou para  Espanha com seus pais, onde morreu mártir em 1936.