A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica celebra o centenário de sua criação. Como parte das atividades comemorativas por este aniversário se desenvolveu em Roma o congresso "Cem anos ao serviço da vida consagrada".

 

Conforme informa L'Osservatore Romano (LOR), o relator do evento, o claretiano Aquilino Bocos Merino, este centenário deve constituir um momento de "grata memória" e também de "renovada esperança" para um serviço pastoral que "promova um futuro sempre mais evangélico e evangelizador através da vida consagrada".

 

"É consolador que o Santo Padre com a lucidez que o caracteriza, dê-lhe um nome a cada uma das coisas que surgem de fora e de dentro e tenha sempre uma palavra de alento. Como é também confortador a tomada de consciência e responsabilidade que se observa na Congregação quando se encontra diante de conflitos, problemas e projetos para o futuro. Infunde confiança saber que a Congregação está presente nos foros nos que se confrontam temas relacionados aos consagrados", disse logo.

 

Bocos comentou também que para exercer a missão evangelizadora dos consagrados "não deve dar espaço à monotonia, à rotina ou a obviedade "porque quem o faz na vida consagrada "não deixa espaço para a admiração, adormece-se a tensão espiritual e se obscurece a imaginação tão necessária para pensar e amar, para pôr paixão ao que fazemos".

 

De outro lado, o Prefeito deste dicastério, Cardeal Franc Rodé, alentou aos consagrados a ser "humildes ao sustentar a decisão livre e arriscada de mulheres e homens que, na doação de si a Deus que se revela, abrem os olhos da mente e orientam o movimento de seus corações ao consentir e acreditar no convite 'venha e siga-me'".