O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, destacou em sua homilia da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, que "se nossa vida não for muito humana, Deus não edificará seu Reino, porque Ele não constrói sobre a desordem, o egoísmo e o abuso. Por isso, temos que compreender, conviver, desculpar e perdoar a todos".

 

Em sua homilia na Catedral de Lima, o Cardeal ressaltou logo que "a vida eterna não está neste mundo, mas para obter essa vida se deve viver bem a vida terrena" e precisou que o Reino de Cristo não é econômico, político nem social, mas sim um reinado da dignidade da pessoa humana. "Um reinado do reconhecimento de que somos filhos de Deus; e, portanto, Cristo pede a todos ser muito humanos", exortou.

 

Depois de assinalar que "o reinado de Cristo tem um ponto básico em nosso coração", o Arcebispo pediu a Deus pelos líderes do mundo para que "tenham a humildade de abrir o coração para que o Senhor os guie em tão importante tarefa; e, assim saberemos harmonizar o reinado passageiro, conjuntural, político e econômico com o reinado de Cristo, que é um reinado de serviço".

 

Do mesmo modo, depois de pedir pelos governantes que participaram que Foro de Cooperação Econômica a Ásia Pacífico (Apec), o Cardeal convidou a rezar pedindo ao Senhor "compaixão por este mundo, não daquele da situação econômica, social e política, mas sim de um mundo que quer aceitar a Deus como Pai, Criador e Rei".