O Papa Bento XVI erigiu a diocese de Gómez Palácio (México) com território desmembrado da Arquidiocese de Durango, fazendo-a sufragânea da mesma Igreja metropolitana. Do mesmo modo, nomeou ao Dom José Guadalupe Torres Campos, até agora Bispo Auxiliar de Cidade Juárez, também no México, como primeiro Bispo de Gómez Palácio.

Dom Torres nasceu em León em 19 de janeiro de 1960. Estudou filosofia e teologia no Seminário de León. Obteve a licenciatura de História da Igreja na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote em 2 de julho de 1984. desempenhou os seguintes cargos: Prefeito no Seminário Menor de León, secretário particular do Bispo, Notário do Tribunal Eclesiástico; Vigário Paroquial, Chanceler da Cúria Diocesana, Pároco, Vigário Episcopal e Vigário Geral da Diocese de Irapuato.

Em 10 de dezembro de 2005 foi designado Bispo Auxiliar de Cidade Juárez. Recebeu a ordenação episcopal em 22 de fevereiro de 2006.

A nova diocese de Gómez Palácio tem uma superfície de 27 mil e 405 quilômetros quadrados e uma população de 475 mil e 129 católicos. Para o governo pastoral Dom Torres Campos conta com a colaboração de 49 sacerdotes e 70 religiosos.