Ao concluir a oficina “Famílias pela Paz e a não Violência”, o Arcebispo de Arequipa, Dom Javier Augusto Del Rio Alba assinalou que existe uma forte tendência a “eliminar a complimentariedade entre homens e mulheres” que promove a união familiar e ante a qual devemos ser claros em anunciar que “essas diferenças são o que nos enriquece como pessoas”.
Ao final deste evento organizado pela Comissão para a Família da Arquidiocese de Arequipa, o Prelado assinalou que esta tendência atual “trata de destruir os valores familiares tratando de eliminar a complimentariedade entre homem e mulheres”; e adicionou que “por isso se deve defendê-los dando o verdadeiro sentido à família”.
O Arcebispo afirmou além que se deve promover a intrínseca diferença e complimentariedade entre homem e mulher defendendo seu reto papel e sentido correspondente a cada um.
“As mulheres –disse– são a fonte procreativa de nossa espécie e por isso têm um lugar especial graças a sua genialidade própria nós os homens temos também um lugar dentro de uma família como a cabeça referente para proteger a nossos seres queridos”.
Entretanto, o Arcebispo advertiu que “isto não significa que alguém tenha maior valor que outro, ou que a mulher esteja limitada ou escravizada, ao contrário nesta dimensão podem liberar suas infinitas capacidades para desenvolver-se sem deixar de lado seu femineidade”.
“Por isso devemos ser claros em manifestar que somos iguais (homem e mulher) mas ao mesmo tempo somos diferentes e essas diferenças são as que nos enriquecem como pessoas”, finalizou.