Perante ameaças dos fundamentalistas hindus na região de Orissa na Índia que programaram uma marcha de protesto no dia 25 de dezembro, os cristãos celebrarão este ano normalmente o Natal.
Conforme informa L'Osservatore Romano (LOR), assim o precisa a Arquidiocese de Cuttack-Bhubaneswar, em resposta à anunciado protesto dos extremistas hindus, entre os quais está o "Bharatiya Janata Party (considerado o 'braço' armado dos fundamentalistas) que decidiram marchar em 25 de dezembro pelas ruas de Bhubaneswar, para protestar contra a inércia do Governo que não prendeu ainda aos responsáveis pelo assassinato em agosto de Swami Laxanananda Saraswati, pelo que os cristãos foram injustamente acusados".
Em declarações a LOR, o secretário da Arquidiocese, Pe. Matteo Kallarangatt, assinalou que "programamos duas Missas: uma na meia-noite de 24 e a outra na alvorada de 25, mas será necessário que façamos outra para a noite de 25". "Estamos tranqüilos e esperamos que não aconteça nada e por tal motivo os fiéis poderão participar regularmente nas Missas".
Jornada dos mártires
De outro lado, LOR também deu a conhecer que os leigos deste país têm proposto para 25 de agosto celebrar a "Jornada dos mártires cristãos da Índia". A iniciativa surgiu em um congresso realizado em Bhopal, capital do estado de Madhya Pradesh, em que participaram 500 pessoas.
O coordenador do congresso, Pe. Anand Muttungal, explicou que a data "de 25 de agosto se escolheu porque esse foi o dia em que mais vítimas cristãs houve no distrito de Kandhamal, em Orissa. Com esta iniciativa, que propomos no país, queremos lembrar o sacrifício de todos eles".