A Direção da associação católica internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN) reuniu-se na semana passada em sua visita a Moscou com o Metropolita Kirill de Smolensk e Kaliningrado, quem agradeceu a colaboração dada à igreja ortodoxa russa desde 1992 e seu apoio ao diálogo ecumênico.
A delegação do AIN a integravam o novo Presidente, Padre Joaquín Alliende; seu primeiro vice-presidente, Dr. Pieter van der Velden; e seu secretário geral, Pierre-Marie Morel, no cargo desde janeiro de 2008.
O Metropolita assinalou que era bom “poder apoiar-se em organizações que já deram prova de sua eficácia em colaborações passadas”, especificando que, também em tempos difíceis, AIN "demonstrou ser um sócio de confiança".
Por sua parte, o Pe. Joaquín Alliende, manifestou sua satisfação por esta confiança recíproca e fez insistência em que, também sob a nova Direção, a Associação seguirá desenvolvendo a ajuda à Igreja Russo-Ortodoxa e o empenho dirigido a manter vivo o diálogo com ela.
Os representantes de ambas as Igrejas coincidiram em ressaltar a necessidade de defender conjuntamente a ética cristã e a concepção cristã do homem, dada a degradação geral dos valores e a crescente expansão do relativismo na sociedade moderna. Neste sentido, manifestaram-se a favor de reforçar ainda mais a comum colaboração no futuro.
Do mesmo modo, o Núncio na Rússia, Dom Antonio Mennini, destacou que neste país AIN desfruta de grande confiança tanto entre católicos como ortodoxos.
AIN, por iniciativa do Papa João Paulo II, trabalha desde 1992 a favor do diálogo com a Igreja Russo-Ortodoxa, tarefa confirmada no ano passado por Bento XVI.