O Papa Bento XVI nomeou o até agora Bispo de Assis, Dom Mauricio Grotto de Camargo, novo Arcebispo de Botucatu; ambas as dioceses no Brasil.

Dom Grotto sucede assim a Dom Aloysio José Leal Penna, quem apresentou sua renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese por ter chegado ao limite de idade.

O novo Arcebispo nasceu em 26 de setembro de 1957 em Presidente Prudente, estado do São Paulo, Brasil. Estudo filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja; e teologia no Instituto Teológico Paulo VI da Arquidiocese de Londrina.

Foi ordenado sacerdote em 11 de abril de 1981 e desempenhou os seguintes cargos: Coordenador diocesano de pastoral e Chanceler da Cúria de sua diocese, Vice-pároco de Santa Rita de Cássia, Diretor Espiritual e Reitor do Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, Vice-pároco em Presidente Feijó e Administrador paroquial em Rosana. Por um breve período em 2000 foi Secretário Geral da Conferência dos Bispos Católicos do Brasil.

Em 3 de maio de 2000 foi nomeado Bispo Coadjutor de Assis e recebeu a ordenação episcopal em 30 de julho desse mesmo ano. foi Administrador Apostólico "Sede vacante" da diocese de Araçatuba e Responsável Nacional da Pastoral para a Mobilidade Humana do Episcopado brasileiro.

A Arquidiocese de Botucatu tem uma superfície de 10 mil e 340 quilômetros quadrados e uma população de 425 mil católicos. Para o governo pastoral, o Arcebispo conta com a ajuda de 52 sacerdotes, 156 religiosos e 12 diáconos permanentes