O Presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Alejandro Goic, assinalou a disposição da Igreja neste país para mediar no diálogo entre a Associação Nacional de Empregados Fiscais (ANEF) e o Governo, depois da greve iniciada pelos primeiros ontem reclamando um aumento de salários.

O também Bispo de Rancágua assinalou que "se deve ceder algo a ANEF, se deve ceder algo por parte de Governo, mas, como sempre o sostive, se deve ficar no lugar dos outros e a crise econômica não tem porquê afetar aos setores mais diminuídos".

Também se informou que o Prelado se reunirá nesta quinta-feira com os dirigentes desta associação. Embora os temas que se tocarão na entrevista não foram revelados, "estima-se que os dirigentes solicitarão a intervenção do Bispo de Rancágua ante o Governo, para alcançar o reajuste dos salários em 14,5 por cento que exigem".

"Os setores mais pobres são os que têm que ter uma situação privilegiada em torno da crise econômica" assinalou Dom Goic e precisou que "por aí acredito que deve ir o diálogo e a busca de soluções, sabendo que as demandas não sempre se podem responder em sua totalidade".

A ANEF começou uma greve indefinida em que 500 mil trabalhadores do Estado exigem ao Governo um aumento salarial.