O Bispo da Diocese Nivariense, Dom Bernardo Álvarez, com motivo do 'Dia da Igreja Diocesana' que se celebrou neste domingo lembrou que "o patrimônio histórico-religioso e de obras sociais que herdamos dos que nos precederam na fé, não é só um patrimônio artístico, físico ou material, nem apenas um patrimônio cultural, é também um patrimônio espiritual".
Assim se recolheu em um comunicado em que assinalou que embora "muitos tentem apresentar a religião e as crenças como um perigo social, a história demonstra que, face aos pecados de muitos crentes, a fé cristã foi e é um patrimônio de grande valor e com enorme projeção em todos os âmbitos da vida e no desenvolvimento da sociedade".
O Prelado insistiu em que este domingo que passou se celebrou "a jornada mais importante para a Igreja Católica nestas ilhas: 'O Dia da Igreja Diocesana', quer dizer, da Igreja que vive e peregrina, em nosso caso, nas ilhas do El Hierro, La Gomera, La Palma e Tenerife". Neste sentido lembrou que é uma Igreja particular, a Diocese de São Cristóbal de La Lacuna, nascida a partir de sua segregação da Canariense, levada a cabo em 1 de Fevereiro de 1819 pelo Papa Pio VII. Depois, doze bispos ficaram à frente desta porção da Igreja Católica.
O lema, "Você é testemunha da fé de sua Igreja" é, em opinião do Prelado, uma afirmação que procura a reflexão de todos os cristãos, já que sua intenção é "fazer ver que as pessoas que integram a Igreja são herdeiras de uma fé mantida durante séculos e, de uma vez, responsáveis por cuidá-la e transmiti-la às gerações futuras".
Um dos objetivos desta cita e da campanha que a precede, é solicitar dos católicos e de quantos queiram ajudar, que colaborem economicamente ao sustento da diocese, tanto neste dia como de modo contínuo. Entretanto, não é o aspecto econômico o mais importante do Dia da Igreja Diocesana.
A Diocese Nivariense desdobra uma muito importante obra evangelizadora, educativa e social, graças a seus 216 sacerdotes que atendem, em sua maioria, as 312 paróquias que existem entre as quatro ilhas que a compõem. No seminário, tanto maior como menor, preparam-se 58 jovens ao sacerdócio.