Os Cavalheiros de Colombo se uniram à iniciativa da Confraternidade Carcerária A. C. para distribuir uma edição especial de dois mil exemplares dos "Santos Evangelhos" aos reclusos que estejam dispostos a recebê-los nas cárceres do México.

Ao término da Missa dominical celebrada na Catedral do México, Dom Pedro Agustín Rivera, Bispo Auxiliar da antiga Basílica de Guadalupe, e Carlos Trillas, cavalheiro de quarto grau da Ordem dos Cavalheiros de Colombo, leram uma declaratória conjunta com este anúncio.

A edição especial está prefaciada pelo Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo do México. Na declaratória conjunta se informa que a iniciativa procura apoiar "o desenvolvimento espiritual das pessoas em prisão" dentro do sistema penitenciário e de reajustamento social.

Do mesmo modo, pedem "que não se mate a esperança por um suposto ou inexistente sistema de reajuste social" e se sublinha que "a sacralidade da pessoa deve levar implícito um esforço social para que a dignidade do recluso não seja manchada".

Os Cavalheiros do Colombo sustentam que a formação nos ensinamentos de Cristo é a melhor maneira de alentar aos reclusos em seu trabalho de reabilitação e de ajudá-los a manter a esperança em recuperar uma vida digna.

"Em consonância com a Doutrina Social da Igreja, os Cavalheiros do Colombo lembram que todo ser humano, pelo simples fato de sê-lo, tem direito a viver em condições dignas e que o respeito a eminente dignidade da pessoa humana cuja razão mais alta consiste na vocação do homem à união com Deus, não pode ser anulada por causa das condutas nas que o indivíduo tenha incorrido e pelas quais tem que responder perante a sociedade, mas sim deve deixar-se sempre aberta a via à reabilitação e à esperança", conclui a mensagem.