O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, advertiu em sua homilia dominical na Catedral Metropolitana que no México se está cometendo o engano de pensar somente na criação de riqueza e não em uma adequada distribuição que lhe é própria à necessária justiça social.

Depois de lembrar que os dons outorgados por Deus ao homem "não são para o lucro meramente pessoal, mas sim para uma partilha eqüitativa daplus-valia do esforço comum", o Arcebispo do México fez um chamado a não seguir gerando utopias sobre a justiça social no país.

"Tudo deve encaminhar-se ao crescimento e partilha, duas responsabilidades inseparáveis. Não cometamos o engano que se está cometendo no México, onde muitas vezes somente se pensa na criação de riqueza e não se pensa em uma justiça social", precisou o Cardeal.

"Somente distribuir esquecendo o desenvolvimento e a criação de riqueza representa a mais absurda das utopias", acrescentou.

O Arcebispo exortou aos fiéis a ser agradecidos com Deus e trabalhar "não só para comer senão para contribuir ao bem comum", já que  na prática da doação "receberemos muito mais do que pudemos sonhar".

Do mesmo modo, o Cardeal Rivera denunciou que "com freqüência a mulher de hoje sente que que é próprio e distintivo dela se despreza ou ironiza: assim, a maternidade se apresenta como escravidão, a família como fruto da ideologia burguesa e a feminilidade como armadilha inventada pelos homens para dominar".

O Cardeal mexicano disse logo que a mulher na sociedade foi ganhando terreno, e ressaltou a natural complementariedad que existe com o homem: "no plano de Deus, acredito- iguais na diversidade… um e outro podem realizar-se em reciprocidade, diversidade e igualdade pois é aí é onde Deus põe a primeira distribuição de talentos".