O Arcebispo de Mérida, Dom Baltazar Porras Cardozo, destacou a importância do Ano Paulino e indicou que não só é ocasião para conhecer o legado do Apóstolo dos Gentis, mas também para aproximar-se mais à Palavra de Deus, a Bíblia, “da qual Pablo foi uma de suas plumas mais prolíficas”.
Em um recente artigo, o Prelado lembrou que atrás de sua conversão, a missão específica de Paulo foi “ser apóstolo dos gentis, quer dizer, dos que não eram de sua raça e cultura. Com todas suas forças se entregou ao serviço da missão recebida”.
Nesse sentido, destacou que em sua missão evangelizadora, Paulo levou a Palavra de Deus “ali onde não tinha sido anunciada”, além disso foi o “pastor que cuida, dirige e anima a vida das comunidades que funda”.
Dom Porras também se referiu à importância das cartas paulinas. Nelas, explicou, converte-se no “mestre que aprofunda a mensagem”. “Se pode afirmar que junto com os evangelhos, o legado, melhor o selo do cristianismo fica plasmado nos quatro evangelhos e no corpo dos escritos paulinos”, afirmou.
Por isso, o Arcebispo de Mérida convidou aos fiéis a aproveitar este Ano Paulino para “estudar seu perfil humano e espiritual, tomar gosto ao conteúdo da Palavra, peregrinar aos lugares paulinos do mundo mediterrâneo, indagar na religiosidade popular sua incidência”.