Através de uma mensagem, a Conferência do Episcopado Dominicano convocou os fiéis a participarem no dia  21 de novembro do ““Dia de oração pela paz e a tranqüilidade”.

Com data de 1o  de novembro, o documento expressa a preocupação do episcopado pela crescente onda de violência no país, por isso chama a sociedade dominicana a frear esta situação “sem demoras e por todos os meios lícitos a nosso alcance”.

O texto, apresentado pelo Dom Ramón Benito Anjos, Secretário Geral do Episcopado Dominicano, assinala como causas da violência à falta emprego e educação, o consumo e tráfico de droga, a imoralidade e amoralidade, o vício ao álcool ou os jogos ilícitos, a má administração de justiça e a impunidade.

Na convocatória para este 21 de novembro, os bispos exortam os fiéis a “unirem suas orações para que Deus ilumine as mentes de todos os violentos e encha seus corações de nobres propósitos”.

A mensagem também propõe continuar com o desarmamento da cidadania, revisando as atuais licenças e não permitindo que portem armas quem não tem com a permissão.

Depois de lembrar ao governo que entre suas funções está dar segurança à sociedade, os bispos assinalam que “seria lamentável” que por questões políticas, uns quantos procurem desestabilizar o país “promovendo a violência”.

Sobre a polícia, o texto expressa que “é escandaloso”  ver seus membros “uma e outra vez” envolvidos em roubos e crimes.

O Episcopado manifesta a necessidade de “uma Polícia consciente da importância de sua função”, bem preparada e remunerada, já que pelo papel que cumpre, “deve contar com o respeito absoluto e a confiança da população”.