O Arcebispo de Hanoi, Dom Joseph Ngô Quang Kiêt, solicitou aos fiéis católicos sua generosa colaboração para com os danificados das inundações, chuvas torrenciais e inundações ocorridos nos últimos dias que golpearam a capital do Vietnam e que cobraram a vida de 84 pessoas enquanto outras 5 continuam desaparecidas.

Conforme informa L'Osservatore Romano (LOR), estes desastres naturais são os mais graves registrados desde 1968. Segundo este jornal, os danos materiais que deixaram casas, pontes e outros edifícios destruídos se calculam em 300 milhões de dólares.

Em uma carta escrita pelo Prelado e lida nas Missas dominicais do passado 9 de novembro, o Arcebispo pediu que "os sacerdotes façam um chamado urgente para as doações em suas paróquias e que os fiéis laicos doem generosamente o que possam para poder ajudar às vítimas nas dificuldades atuais".

Do mesmo modo, Dom Joseph Ngô Quang Kiêt fez um chamado para que os católicos "tomem parte concretamente nas atividades de prevenção das inundações, ajudando na reconstrução e reparação das márgens dos rios para salvar à população".

O Arcebispo, explica LOR realizou uma visita pastoral nas zonas afetadas e enviou a sacerdotes para ajudar nos esforços de assistência. Também levou ajuda material para ajudar aos "mais fracos como os anciões e as crianças".